Implantes dentários

Conheça os implantes dentários

Lembra como era a sua rotina quando sua dentição estava completa? Com os implantes dentários, você terá de volta a estética e funcionalidade do seu sorriso para aproveitar ao máximo a sua vida novamente.

implantes dentáriosA Sincro Odonto é uma clínica especializada em implantes dentários e procedimentos de reabilitação oral em Cerqueira César / Paraíso. Trabalhamos com o conceito de que o segredo para ter uma qualidade de vida excelente pode ser alcançado através do equilíbrio.

O que são os implantes dentários?

Podemos dizer que os implantes dentários são uma alternativa para substituir raízes de dentes que foram perdidos, cumprindo a mesma função para fornecer uma base sólida para a fixação de próteses, podendo ser elas coroas, pontes ou protocolo (similar à dentadura). Normalmente, os implantes dentários são feitos de titânio, um metal que possui excelente biocompatibilidade com o organismo humano e facilita a integração entre eles e o osso maxilar ou mandibular.

Também existem implantes dentários feitos de outros materiais, como a zircônia – uma espécie de cerâmica que também é biocompatível e possui uma coloração próxima a de um dente natural. Contudo, é importante ressaltar que não há diferenças práticas entre as duas alternativas.

Como funciona a instalação dos implantes dentários?

De forma direta, os implantes dentários são instalados em uma cirurgia, através de uma inserção direta no osso da mandíbula ou maxila. Contudo, aqui na Sincro Odonto, atuamos em algumas etapas para trazer mais assertividade para o tratamento e conforto para os nossos pacientes, são elas:

1ª Etapa – Análise e Planejamento

implantes dentáriosAntes de mais nada, o primeiro passo para o processo de instalação dos implantes dentários é uma avaliação do paciente. Neste momento, vamos conversar para entender o que causou a sua perda dentária e apresentar alternativas para o seu tratamento.

Aqui, também poderemos pedir exames complementares para avaliar se ainda há a presença das doenças que causaram a perda dentária, bem como outras condições que possam inviabilizar a instalação dos implantes dentários – como perda da massa óssea e reabsorção do osso alveolar.

2ª Etapa – Preparativos

Caso o paciente tenha alguma doença pré-existente que possa comprometer o procedimento de instalação dos implantes dentários (como  a periodontite, diabetes mellitus ou outros fatores sistêmicos), –  encaminharemos para o tratamento adequado, para assegurar que nenhum problema de saúde atrapalhe o sucesso do tratamento.

Após garantir que não há nada de errado com sua saúde geral, partiremos para os procedimentos preparatórios, como a cirurgia pré-protética. Aqui, faremos a remoção de elementos dentários remanescentes  ou raízes dentárias que possam atrapalhar a instalação dos implantes dentários.

3ª Etapa – Cirurgia

implantes dentáriosÉ agora que faremos a instalação dos implantes dentários! Esta é uma cirurgia bem simples, feita com anestesia local.

4ª Etapa – Osseointegração

Após a instalação dos implantes dentários, não fazemos a colocação das próteses de imediato. Primeiramente, o paciente precisa esperar a osseointegração, na qual o osso ao redor do implante irá se fundir com a superfície dos parafusos  de titânio.

Esse período de espera varia de acordo com  o local onde os implantes dentários são instalados. Contudo, ele é fundamental para que o implante tenha uma ancoragem estável e resistente, possibilitando uma fixação mais confortável e segura para as próteses dentárias.

5ª Etapa – Acompanhamento

Depois da instalação dos implantes dentários, o trabalho ainda não acabou! Após o período de osseointegração, você deverá comparecer regularmente para fazermos o acompanhamento do tratamento.

O acompanhamento é fundamental para assegurar de que não há nada de errado com a sua saúde bucal ou situações que possam trazer riscos aos implantes dentários.

A próxima etapa será a confecção da prótese sobre implante, ou seja, o(s) dente(s) propriamente dito(s).

Também é importante manter visitas regulares a cada seis meses para fazermos a manutenção dos implantes e próteses dentárias. Nas consultas periódicas, pode ser necessário desparafusar a prótese para limpar o espaço entre o implante e a gengiva.

Quando não houver necessidade de remover a prótese,  faremos uma limpeza profissional para remover o excesso de resíduos acumulados  na  prótese. Esse procedimento é muito importante para evitar o surgimento de doenças como a periimplantite, que pode atingir o osso alveolar e obrigar a remoção dos implantes dentários.

Quais os tipos de implantes dentários disponíveis?

Existem vários tipos de implantes dentários disponíveis, cada um projetado para atender às necessidades específicas dos pacientes. Alguns dos tipos mais comuns de implantes dentários incluem:

Implantes dentários com próteses unitárias

implantes dentáriosSão indicados para pessoas que perderam um ou poucos dentes em locais isolados na boca. Aqui, faremos a instalação de apenas um implante dentário, que terá uma prótese unitária parafusada ou cimentada sobre ele.

Implantes dentários duplos

Indicado para pessoas que perderam três ou mais dentes de forma sequencial. São instalados dois implantes dentários que vão fixar uma prótese dentária no modelo ponte.

Implantes dentários com prótese protocolo

Talvez a técnica mais conhecida, indicada para pessoas que perderam muitos ou todos os dentes. Utilizamos de quatro a oito implantes dentários que vão sustentar uma prótese dentária similar à dentadura, fazendo a substituição total.

Implantes zigomáticos

São implantes dentários desenvolvidos para pessoas que possuem ossos frágeis ou sofreram com a reabsorção óssea. Esses implantes são instalados diretamente no osso zigomático, conhecido popularmente como maçã do rosto.

Implantes overdenture

Esses implantes dentários também são diferentes do modelo comum. Ao invés de parafusos, as próteses são fixadas nos implantes através de um encaixe. Com isso, o próprio paciente pode remover a prótese, seja para limpeza ou para dormir – ideal para pessoas que já se acostumaram com as próteses removíveis.

Quem pode fazer a instalação dos implantes dentários?

Mesmo que, na maioria dos casos, os implantes dentários surjam como uma opção segura e assertiva, nem todas as pessoas podem se aproveitar dos seus benefícios. Na maioria das vezes, as contraindicações estão ligadas a condições específicas que podem até ser superadas com tratamento prévio ou mudança de hábitos, são elas:

Perda ou Reabsorção Óssea

É necessário que o paciente tenha quantidade suficiente de massa óssea para sustentar os implantes dentários . Contudo, é possível contornar essa situação com procedimentos adicionais, como enxertos ósseos, ou utilizando a técnica dos implantes zigomáticos.

Doenças não controladas

mulher idosa sorrindoCondições médicas como diabetes não controlado, problemas cardíacos graves ou outras condições sistêmicas (como tratamento quimioterápico ou radioterápico) podem aumentar o risco de complicações após a cirurgia de implante dentário e até mesmo inviabilizar a sua instalação.

No caso das doenças cardíacas e diabetes, pode haver um problema para a cicatrização. Entretanto, se o paciente estiver fazendo o acompanhamento com um cardiologista e seu médico liberar, poderá fazer o tratamento com cuidados especiais.

Tabagismo

O cigarro é uma das causas  de perda dentária atualmente. Não bastasse isso, o tabagismo, incluindo outras modalidades como charuto, narguilé e pods, pode afetar negativamente o processo de cicatrização e aumentar o risco de complicações e perda de implantes

Entretanto, caso o paciente se comprometa a abandonar o hábito antes de realizar a cirurgia e não fumar – em especial durante o processo de osseointegração – o tratamento poderá ser realizado.

Doenças periodontais não tratadas

Infecções e/ou doenças periodontais não tratadas, podem comprometer a estabilidade dos implantes dentários e até mesmo aumentar os riscos de uma doença cardíaca conhecida como endocardite bacteriana

Caso você esteja sofrendo com esse problema, é possível fazer todo o tratamento aqui mesmo na Sincro Odonto com o auxílio de nossos especialistas em periodontia. Para saber mais, basta clicar no link a seguir:

+ Periodontia

Gravidez

mulher negra grávida segurando a barrigaA gestação em si deixa a saúde da mulher mais fragilizada – afinal de contas, o organismo é responsável por cuidar de duas ou mais vidas nesse momento e as alterações hormonais, bem como náuseas e dificuldade de higienização são bastante significativas.

Isso  quer dizer  que as chances do surgimento de problemas bucais como cáries e gengivite são mais comuns nesse período.

Além disso, devido à necessidade de utilização de medicamentos pré e/ou pós-operatórios para o procedimento cirúrgico, é aconselhável que os implantes sejam feitos somente após o término do período de amamentação.

Pacientes menores de idade

Em alguns casos, a idade e o estágio de desenvolvimento ósseo podem ser fatores determinantes para a realização de implantes, especialmente em pacientes mais jovens. Desta forma, recomendamos que a instalação dos implantes dentários seja feita apenas após os ossos estarem completamente desenvolvidos.

Condições Psicológicas

Pacientes com condições psicológicas severas, como transtornos de ansiedade ou depressão não tratados, podem não ser bons candidatos devido ao impacto emocional da cirurgia. Contudo, se o paciente fizer um tratamento psicológico prévio, pode ser possível superar esse problema.

Pessoas que sofrem com a odontofobia, o medo do dentista, também podem ter dificuldades para passar pelo processo de instalação dos implantes dentários. Por isso, aqui na Sincro Odonto, oferecemos alternativas como a hipnose e as barras de access, que ajudam a trazer mais conforto e segurança e permitir  aos pacientes que possuem traumas significativos, realizar seus tratamentos odontológicos.

Para saber mais, acesse nossa página dedicada sobre o tema

+ Hipnose
+Barras de access

Não posso fazer os implantes dentários – e agora?

É fundamental que os pacientes passem por uma avaliação completa com um profissional de odontologia qualificado para determinar se são candidatos adequados para implantes dentários. Cada caso é único, e as contraindicações podem variar de acordo com a situação específica do paciente.

casal de idosos sorrindoAinda assim, caso não seja possível fazer a instalação dos implantes dentários, fique tranquilo. Aqui na Sincro Odonto você encontra diversas opções em próteses dentárias para recuperar a estética e funcionalidade do seu sorriso. Para saber mais, acesse nossa página dedicada às próteses:

+Próteses Dentárias

Conquiste seu novo sorriso e recupere o equilíbrio da sua vida

Está decidido a ter de volta todos os prazeres que só uma dentição completa pode te oferecer? Então, conte com a ajuda da Sincro Odonto. Aqui você encontra uma equipe especializada em reabilitação oral com implantes dentários, ambiente acolhedor e soluções únicas para garantir o máximo de conforto, segurança e bem-estar.

Portanto, se você está em busca de uma clínica para fazer os seus implantes dentários em Cerqueira César / Paraíso, podemos te ajudar! Mande uma mensagem hoje mesmo em um de nossos canais e recupere o equilíbrio da sua saúde, autoestima e bem-estar aqui na Sincro Odonto.

Clínica de odontologia no Paraíso

A Sincro Odonto está localizada em uma região privilegiada na cidade de São Paulo, na conhecida Alameda Santos.

Venha nos conhecer. Agende uma visita agora mesmo em um de nossos canais de atendimento e cuide da sua saúde com quem é autoridade no assunto.

Logo Sincro Odonto

Alameda Santos 455, Salas 1108-1109, 11º andar Cerqueira César - São Paulo - SP

(11) 3262-4410 (principal)
(11) 98939-5928
(11) 91366-4684

sincro.odonto@gmail.com